Posted By on Out 11, 2019

Visita Guiada
com Paula Moura Pinheiro
ao Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras

EMACO


Visita Guiada
com Paula Moura Pinheiro
ao Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras

Por se considerar do maior interesse e não apenas para todos os oeirenses, divulgamos o próximo programa da RTP2 Visita Guiada, de Paula Moura Pinheiro, acompanhada por Rui Tavares e Alexandra Fernandes ao Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras

Respiga-se da informação constante em facebook: «Sebastião José de Carvalho e Melo tinha 56 anos quando começou a investir no pequeno solar rural do lugar de Oeiras, que herdara de um tio cerca de 20 anos antes. É no rescaldo do terramoto de 1755 que o recém nobilitado Conde de Oeiras transforma a sua modesta herança numa propriedade agrícola modelar com cerca de 200 hectares e faz do lugar de Oeiras uma vila, sede de Concelho. Sebastião José fez em Oeiras o que fez no país: aplicou uma nova racionalidade e impôs a modernidade. A história e a arquitetura do Palácio do Marquês de Pombal em Oeiras atestam a visão e a vontade férrea daquele que foi um dos maiores estadistas europeus do séc. XVIII. Uma visita guiada por Alexandra Fernandes, da Câmara de Oeiras, e pelo historiador Rui Tavares, investigador da vida e obra de Marquês de Pombal.»

RTP 2, 2ª feira, 14 outubro, pelas 23h; 3ª feira, 29 outubro, pelas 12h30 (repetição com língua gestual). Veja os vídeos promocionais:

Palácio do Marquês de Pombal, Oeiras

Palácio do Marquês de Pombal, OeirasSebastião José de Carvalho e Melo tinha 56 anos quando começou a investir no pequeno solar rural do lugar de Oeiras, que herdara de um tio cerca de 20 anos antes. É no rescaldo do terramoto de 1755 que o recém nobilitado Conde de Oeiras transforma a sua modesta herança numa propriedade agrícola modelar com cerca de 200 hectares e faz do lugar de Oeiras uma vila, sede de Concelho. Sebastião José fez em Oeiras o que fez no país: aplicou uma nova racionalidade e impôs a modernidade. A história e a arquitetura do Palácio do Marquês de Pombal em Oeiras atestam a visão e a vontade férrea daquele que foi um dos maiores estadistas europeus do séc. XVIII. Uma visita guiada por Alexandra Fernandes, da Câmara de Oeiras, e pelo historiador Rui Tavares, investigador da vida e obra de Marquês de Pombal.RTP 2, 2ª feira, 14 outubro, pelas 23h; 3ª feira, 29 outubro, pelas 12h30 (repetição com língua gestual)

Posted by Visita Guiada on Friday, October 11, 2019
Marquês de Pombal e os Jesuítas

No próximo episódio vamos levá-lo numa visita guiada ao Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras.Entretanto, fique com a leitura que o historiador Rui Tavares faz sobre a ação de Sebastião José de Carvalho e Melo (Marquês de Pombal) contra os jesuítas.

Posted by Visita Guiada on Friday, October 11, 2019

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.