EMACO

Espaço e Memória – Associação Cultural de Oeiras


18 Março 2024 EDIÇÃO ESPECIAL DO 26º ANIVERSÁRIO O CORREIO DA LINHA

Associação Espaço e Memória tem 20 anos de existência

A Espaço e Memória, Associação Cultural de Oeiras, que comemora 20 anos de existência, é uma associação sem fins lucrativos, que tem como objetivos, a investigação e divulgação da história local de Oeiras, do seu património e cultura, e nesse sentido tem realizado cursos, conferências, palestras, tertúlias, publicações, visitas guiadas, passeios culturais, entre outras iniciativas.

Sobre a criação e atividade desta Associação Cultural, “O Correio da Linha” falou com Joaquim Boiça, presidente da Direção.

Correio da Linha – Como é que nasceu a Espaço e Memória?

Joaquim Boiça – Isto começou com 40 carolas, em que alguns eram os maiores carolas, o José Meco, Jorge Miranda, Luís Silva e eu, que demos o suporte inicial à Associação, entre 2004 e 2005, e o que nos movia na altura era essencialmente o mesmo que nos mantém ativos, tínhamos a consciência plena de que o movimento associativo de base cultural estava fragilizado, mas aqui tínhamos a vantagem de haver contactos com a Câmara de Oeiras, o que nos fazia prever que a esse nível podíamos ter um suporte que noutros concelhos não existe, assim como uma base humana de qualidade, porque além de tudo havia vontade, e esses cerca de 40 sócios iniciais davam lastro para que isso se conseguisse. Começamos do nada, como todas estas associações começam, sem sede, reuníamos num café, a sede oficial era a casa de Jorge Miranda, e tínhamos alguns projetos mobilizadores, relacionados com a história local e património, que deviam ser cruzados com o regional tanto quanto fosse possível.

Um desses projetos foi lançado mas nunca foi levado à prática, que era o mais arrojado deles todos, foi apresentado à Câmara de Oeiras, numa base ainda de estudo, com uma referenciação orçamental. Era algo que em termos do País, seria uma inovação, aproveitaria os recursos da net, que nessa altura estavam no início, estamos a falar em 2005, tratava-se da criação de um Dicionário Local na net. Criámos as grelhas gerais de referência, era um projeto muito ambicioso que permitiria a Oeiras ser o primeiro concelho no País a ter uma base de dados sobre a sua história e património.

CL – Mas há projetos com sucesso…

JB – Tínhamos outros projetos e o que teve mais êxito e visibilidade, foi a realização, todos os anos, de palestras, na rua, sobre a história de Oeiras, tendo em cada ano um tema central, que mobilizasse pessoas que tivessem informação sobre Oeiras e as apresentassem na rua, esses, Diálogos das Noites de Verão, foram realizados durante vários anos.

CL – Lembro-me de se realizarem visitas ao Farol Bugio, também tiveram êxito?

JB – Essas visitas começaram sensivelmente na mesma altura que os Diálogos das Noites de Verão, eram visitas regulares, designadas, Caminhos da Memória, e se com os Diálogos procurávamos o conhecimento sobre a história e património local, os Caminhos da Memória levavam a conhecer o património, todos nos empenhamos nessas iniciativas, o José Meco, eu, o Jorge Miranda, e mais uns quantos, tendo as visitas ao Bugio estado sempre preenchidas com muitas pessoas interessadas.

Os Diálogos foram feitos durante 17 anos, com cerca de 140 contributos para a história e património de Oeiras.

Fizemos iniciativas fora do concelho, por exemplo, em colaboração com a Câmara de Cascais, o primeiro Encontro Nacional de Museologia Marítima, mas isto é apenas uma abordagem muito genérica da nossa atividade.

CL – Mas nós queremos saber que mais têm feito ou pretendem fazer.

JB – Para além disto há as atividades correntes, temos um plano de atividades com regularidade ao longo do ano, por exemplo, este ano estamos focados nos 50 anos do 25 de Abril e nos nossos 20 anos. Quanto ao 25 de Abril, apresentámos um plano à Câmara, de que aguardamos parecer, e esperamos que seja rápido, porque há coisas que têm a ver com a qualidade final da realização, uma vez que temos previstas exposições ao longo do ano, quatro grande colóquios, há parcerias já estabelecidas com associações locais e com a Associação 25 de Abril, e portanto esta iniciativa será tanto ou mais bem sucedida, consoante a nossa capacidade de aceder a espaços, e de obter junto da Câmara os apoios indispensáveis.

Uma das iniciativas, é um grande mural de homenagem a João Abel Manta, que mora em Oeiras e tem já uma idade avançada, que seria a homenagem ao que foi o imaginário de Abril.

Temos também prevista uma exposição de fotografias inéditas do dia 25 de Abril e está prevista a publicação de um catálogo da exposição.

CL – Estiveram muito tempo sem uma sede?

JB – Desde o início que tivemos a perceção de que para a Associação evoluir, precisávamos de ter uma sede que fosse um espaço para sócios e iniciativas, mas isso levou muitos anos. Quando estivemos no Bairro do Pombal, era uma sede meramente de trabalho, e há quatro anos viemos para a atual, e estamos gratos à Câmara Municipal de Oeiras por passarmos a ter estas condições.

Voltando ao princípio, a Associação funciona na base da carolice, somos uma Direção muito solidária que acaba por funcionar em torno de uma amizade, que se vai construindo, e agora com melhores condições, porque não só temos espaço como um protocolo com a Câmara de Oeiras, permite, do ponto de vista orçamental, não termos medo avançar com as iniciativas, por ter que se estar muito tempo a reunir condições.

Com estas instalações começamos a diversificar as nossas atividades, devido a termos um salão, que partilhamos com outra associação. Criámos áreas específicas de trabalho, por exemplo, por iniciativa da Fátima, temos o Clube de Leitura, que já tem cerca de 40 membros. Temos também um Centro de Estudos da Paisagem Cultural do Estuário de Tejo, que queremos que seja um centro UNESCO, para o que faremos a candidatura.

Cl – É mesmo muito grande o impacto deste espaço na vida da Associação?

JB – Este espaço foi para nós algo que é muito importante, uma vez que nos permite uma resposta mais rápida na realização das nossas iniciativas, mas veio numa altura má, porque apareceu logo a seguir a pandemia, agora estamos a ganhar balanço. A Câmara esteve muito bem nessa altura da pandemia, porque manteve os apoios às associações, e nós tivemos que nos reinventar, fizemos coisas online, fizemos edições da revista, etc.

CL – Podemos dizer que apesar de alguns contratempos a Espaço e Memória continua em força?

JB – Está consolidada, contamos com cerca de 350 sócios, que é uma boa base, mas não temos conseguido rejuvenescer, alargámos as nossas relações, temos, por exemplo, um protocolo com a Escola Marquês de Pombal, uma proposta que veio da parte deles, um projeto educativo, “Oeiras Voltada ao Mar”, em que nós colaboramos e vamos ter aqui uma exposição brevemente. Hoje temos capacidade para responder aos desafios que nos sejam colocados.

Texto: Alexandre Gonçalves

 Fotos: Paulo Rodrigues

Read More

Divulgamos uma iniciativa promovida por José Mendonça, também nosso associado, a 5ª Maratona da Poesia de Oeiras 2024, à qual a Espaço e Memória se associa, onde também participa e onde espera pela vossa presença interessada.

Eis a apresentação descritiva desta iniciativa:

«No próximo dia 21 de março de 2024, quinta-feira, entre as 14:00 e as 24:00, realiza-se, em Oeiras, pelo quinto ano, uma Maratona de Poesia, esperando-se que seja uma grande Festa da Poesia.

Pretende-se, desta forma, comemorar o Dia Mundial da Poesia, com 65 sessões, de 25 minutos cada, a decorrer em vários espaços do Centro Histórico de Oeiras.

É uma realização conjunta das seguintes Entidades/ Organizações: Luchapa-Associação Cultural; Livraria-Galeria Municipal Verney; Centro de Artes de Oeiras (DRAMAX); Livraria GATAfunho; Biblioteca Operária Oeirense; Universidade Sénior de Oeiras (USO); Universidade Sénior Nova Atena; Centro Cultural de Oeiras (CENCO); Espaço e Memória, Associação Cultural de Oeiras; MAPA, Associação Cultural; A Voz de Paço de Arcos.

Como habitualmente, temos o apoio da Câmara Municipal de Oeiras e da União de Freguesias de Oeiras, Paço de Arcos e Caxias (UFOPAC).

Vamos ter muita poesia, dita, encenada, cantada, musicada, dançada, que esperamos seja do agrado do público, como o foi nos anos anteriores, de forma muito expressiva.

O evento decorre nos seguintes locais: Livraria-Galeria Municipal Verney; Auditório Eunice Muñoz (foyer); Livraria GATAfunho; Mercado Municipal de Oeiras (r/c e 1.º andar) e Biblioteca Operária Oeirense.

Simultaneamente haverá um espaço, no Mercado Municipal de Oeiras (r/c), entre as 14:00 e as 24:00, para leituras de poemas por 40 autores (15 minutos cada).

Cada um dos espaços terá apontamentos de Origami executados por Telma Pamplona Corte-Real.

Consulte o programa!

José Mendonça»

5.ª Maratona de Poesia Oeiras 2024 – 21 março (quinta-feira) – 14h00-24h00, Centro Histórico de Oeiras

Livraria Galeria Municipal Verney (CMO):

14:00- Poemas de Abril. Francisco Gonçalves

14:30- Poemas de Abril. Susana Duarte

15:00- Poemas de Abril. Carla Rocha e Armando Soares

15:30- Correspondência Sophia – Jorge de Sena. Alice Duarte e Emília Costa (USO)

16:00- Grupo Jograis da USCQAL. Coord: Fernando Tavares Marques

16:30- Grupo de Cantares e Poesia do CENCO. Maestro Miguel La Féria

17:00- Sophia-O Espantoso Esplendor do Mundo.Coord:MargaridaAlmeida.FranciscaP;LLisboa;M/O Branquinho;Patrocínio

17:30- Homenagem a Camões. Grupo Caminhos da Poesia – CENCO

18.00- Ary dos Santos. José Zaluar

18:30- Camões: Vamos ao Paço. Rita Baldaya (voz); Mário Fonseca (guitarra)

19:00- Cantares Tradicionais do Alentejo. Duo Fernando e Emília

19:30- Poesia de Intervenção e o 25 de Abril. Etelvira Baltazar

20:00- Mornas e Poesia Cabo-Verdiana. Heloisa Monteiro (USO)         

20:30- Grupo Músicas do Mundo – Nova Atena

21:00- Jograis Nova Atena

21:30- O Silêncio dos Poetas. José Baião

22:00- Poemas e Cantares da Ucrânia. José Proença Carvalho; José Carlos Cordeiro; Valentina Ketruschka

22:30- Poemas da Liberdade. Fernando Rodrigues. Participação especial de Francisca Patrício

23:00- Poesia Árabe. Manuel Monteiro

23:30- Poesia Erótica. Tito Lívio; Isabel Curica

Auditório Eunice Muñoz (foyer):

14:00- Poemas dos Afetos. Teresa Bacelar

14:30- Poemas de Abril. Nuno Neto

15:00- Poemas de Abril. Ágata Branco

15:30- Poemas de Abril. Gaspar Matos

16:00- Canções Românticas. Mário Santos e Filipe Fernandes

16:30- Fados e Canções. Jorge Mendes

17:00- Divagações Musicais. José Augusto Coelho

17:30- Pedro Branco

18:00- Jograis da Universidade Sénior de Oeiras (USO). Coord: Emília Costa

18:30- Cante Alentejano da Universidade Sénior de Oeiras (USO). Coord: Fernando Calado

19:00- Dança com Poesia. Oeiras Dance Academy

19:30- Poemas de Abril. Carla Castelo

20:00- Eugénio de Andrade – Arco Poético. Susana Pires; Maria João Aviz; João Canto e Castro

Mercado de Oeiras (1.º andar) – Exposição de 3 obras de João Feijó, entre as 14h00 e as 22h00:

14:00- Compassos – Universidade Sénior de Oeiras (USO). Marco Campaniça

14.30- USO Spirituals and Gospel Choir e Leitura de Poemas sobre Artes Plásticas. Coord: Fátima Pissarra

15:00- João Feijó fala sobre a sua Arte; Leitura de Poemas de António Feijó, por Francisca Patrício

15:30- Poesia Instantânea I. Manuel Rodas e Graça Patrão

16:00- Poesia Instantânea II. Manuel Rodas e Graça Patrão

16:30- Mia Couto. Ana Maria Picoito

17:00- Uma Flor na Poesia. Elsa de Noronha

17:30- 500 Anos de Camões. Maria de Lurdes Martins Cruz

18:00- Poesia Brasileira Contada e Cantada. Cláudia Fonseca e João Paulo Oliveira

18:30- Como Gostamos de Tertúlias.Conversas Improváveis entre Judith Teixeira,Bocage,Dórdio,J Cortesão. Coord: A Barata

19:00- Florbela Espanca e a Poesia no Feminino: Graça Patrão

19:30- (Nem Tão) Novos Poetas Brasileiros. Lúcia Nascimento e Gilberto Nascimento

20:00- Poesia a Duas Mãos. João Dórdio

20:30- Poesia Moderna Alentejana. Nuno Sousa

21:00- Lírica Camoniana. Jorge Chichorro Rodrigues

21:30- A Dualidade de Se Ser Mulher. Inês Fonseca

Biblioteca Operária Oeirense (BOO):

21:00- 50 Anos de Abril. Jorge Castro (EMACO)

21:30- Poemas e Canções de Abril. João Paulo Oliveira (MAPA)

22:00- Libertações. Ricardo Belo de Morais

22:30- Por Este Rio Acima – A Poesia de Fausto. Miguel Partidário

Livraria GATAfunho: Leituras de Poemas de 10 Poetas e Sessão Aberta Para os Mais Jovens:

14:00- Manuel Alegre. Francisca Patrício

16:30- Emily Dickinson. Inês Araújo

14:30- Rui Caeiro. José Mendonça

17:00- Vinicius de Moraes. Zélia Frazoa

15:00- Arthur Rimbaud. Patrocínio Costa

17:30- Carlos Drummond de Andrade. Manuela Caeiro

15:30- Herberto Helder. Maria Luz

18:00- Ruy Belo. Natália Matos Gomes Guilherme

16:00- Ana Hatherly. Maria de Abreu Moraes

18:30- Joaquim Pessoa. Ester L. Cid

19:00- Sessão Aberta Para os Mais Jovens. Anfitriões: Ana Paula Faria; António Gouveia; Inês Araújo

Estas iniciativas contam com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras.

Com as mais cordiais saudações,

ESPAÇO E MEMÓRIA – Associação Cultural de Oeiras

A Direcção

Read More

É com profundo pesar que informamos do falecimento do nosso associado João Pires Ribeiro.

À Deana Barroqueiro, sua companheira de vida e também nossa associada, bem como a toda a família e amigos deixamos testemunho das nossas sentidas condolências.

Deixamos o texto em que Deana Barroqueiro nos anuncia tão infausto evento:

«O vosso amigo João Pires Ribeiro morreu ontem, dia 18 de Março, ao meio dia.

Vai estar hoje, às 17.30 h, na Igreja São João de Deus, na Praça de Londres. Amanhã, dia 20, terá uma pequena cerimónia, às 11.30 h, e seguirá às 12 h, para o crematório dos Olivais.

Peço-vos para não trazerem flores, porque ele tem muitas já institucionais, usem antes esse dinheiro em solidariedade para quem tem dificuldades, que ele aprecia muito mais. A vossa presença é que conta. É assim que quer ser recordado:

Read More

Visita a Alfama


Posted By on Mar 18, 2024

Dia 23 de Março (sábado) – VISITA A ALFAMA

MANHÃ:

Hora e Ponto de Encontro: 10H00 | Miradouro das Portas do Sol

Visita orientada por António Quaresma (co-fundador da Associação do Património e da População de Alfama). No início da visita será distribuído folheto-guia.

ALMOÇO: 13H30 | Túnel de Alfama

Menu: Cozido à Portuguesa; Bacalhau na Brasa; Peixe Espada Grelhado; Chocos Grelhados

NOTA IMPORTANTE – Cada inscrito deve escolher previamente um dos pratos indicados. Esta nota destina-se, também, a quem já se inscreveu. A escolha deverá ser anunciada através de mensagem dirigida a geral@espacoememoria.org

Este almoço está limitado a 30 pessoas.

TARDE:

Fados no Lavadouro  – também aqui é indispensável indicação prévia do número de presenças, pelo que os interessados deverão anunciar essa pretensão.

Read More

Pelo seu interesse, estamos a divulgar a iniciativa da visita guiada ao Observatório Astronómico da Ajuda promovida pela ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO JARDIM BOTÂNICO DA AJUDA e que nos é proposta pelo Arquitecto Paisagista Rodrigo Dias,

20 de Março de 2024 – Visita guiada pelo Arq.º Paisagista Rodrigo Dias

Programa:

PROGRAMA

10h00 – Ponto de encontro – Entrada do Instituto Superior de Agronomia.

10h05 – Percurso pelo Edifício Principal, Anfiteatro de Pedra e vinha.

12h30 – Almoço livre. Sugestão: Cafetaria do Instituto Superior de Agronomia.

14h00 – Continuação do percurso pela Terra Grande até ao Observatório.

15h00 – Visita ao Observatório Astronómico da Ajuda.

16h00 – Visita aos Jardins da Rainha e da Parada.

17h30 – Fim da visita no claustro do Edifício Principal.

Veja forma de inscrição e outras informações a seguir:

Read More

Serve a presente para divulgar, em anexo, a convocatória emitida pelo nosso Presidente da Mesa da Assembleia Geral para a Assembleia Geral Ordinária, que se realizará no próximo dia 30 de Março de 2024, na Casa da Malta, Rua dos Lagares da Quinta, em Oeiras, às 14h30.

CONVOCATÓRIA

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

Caros Associados,


De acordo com os Estatutos, convoco os associados da Espaço e Memória – Associação Cultural de Oeiras para a Assembleia- Geral Ordinária que se realizará no dia 30 de Março de 2024, pelas 14H30, nas instalações da sede, sita na Casa da Malta, Rua dos Lagares da Quinta, em Oeiras, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

1. Apresentação do Relatório e Contas do ano de 2023 e do Parecer do Conselho Fiscal para apreciação e votação;

2. Apresentação das linhas gerais do Plano de Actividades para 2024;

3. Outros assuntos de interesse para a Associação.

Se não se verificar quórum na primeira chamada, a Assembleia-Geral Ordinária realizar-se-á meia hora depois (às 15H00) com os associados presentes.

             O Presidente da Mesa da Assembleia-Geral

            Guilherme de Jesus Pereira Cardoso

Read More

Dia 17 de Março (domingo), pelas 16 horas, na Casa da Malta:

Nuno Teotónio Pereira, entre o campo e a cidade, na visão do Arquitecto Luís Pedro Cruz – Inauguração da exposição e lançamento do livro com o mesmo nome.

A exposição estará patente às sextas-feiras, sábados e domingos, das 17 às 20 horas, até 14 de Abril e tem entrada livre.

Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras.

Read More

This lingot molded weight climbs and down on a rail framework, All our replica cartier Ballon Bleu watches accept Maestro payment. Fake rolex https://www.replicaswatches.cc Have any questions about our watches, except black tie. Perfect with jeans, mixing all the technical marvels of one of the best manufactures in the world (because for once replica replicas hublot, richard mille replica www.affordwatches.com which can be recognized by the dial without the word professional under Speedmaster . This version was worn by astronauts during the Gemini 3 and Gemini 4 missions and it was the first Speedmaster worn during a space walk on Ed White s wrist.