Posts made in 2019


Conforme anteriormente anunciado, o nosso almoço/convívio de Natal de 2019 terá lugar no próximo dia 14 de Dezembro (sábado), com início a partir das 12 horas.

O restaurante escolhido é o Quitanda do Forte (R. Quinta de São Gonçalo, 2775-395 Carcavelos – junto à última rotunda de acesso à Marginal, em Carcavelos). Existe um parque de estacionamento gratuito em frente ao restaurante. Podem ver a localização exacta em
https://www.google.com/maps/place/Quitanda+do+Forte/@38.6813777,-9.3297278,15z/data=!4m5!3m4!1s0x0:0xf2350cb950e6428c!8m2!3d38.6813777!4d-9.3297278

A refeição será do tipo buffet, com bastante variedade de opções, de que destacamos o polvo à lagareiro, o borrego assado, o bacalhau com natas, a picanha, etc., etc., e inclui, evidentemente, bebidas e sobremesas.

Este ano contaremos com a prestimosa colaboração do CRAMOL, grupo coral nosso convidado, de qualidade sobejamente conhecida, que integra a Biblioteca Operária Oeirense, instituição com que temos sabido contar solidariamente em diversos momentos da vida da nossa Associação. Para não perderem a actuação do CRAMOL, sugere-se que os interessados compareçam à hora acima indicada.

Terá lugar, também, a distribuição – que se vem tornando tradicional – do livro Palavras com Espaço e com Memória – 2019, colectânea de textos dos nossos associados.

Capa
Contracapa

A inscrição deverá ser feita exclusivamente através do nosso endereço de email institucional: geral@espacoememoria.orgaté ao dia 10 de Dezembro (pois teremos de reservar adequadamente os lugares necessários). Esta inscrição será de 25 € para sócios e de 30 € para não sócios (a pagar no local).  

Esperamos por si para fazermos deste nosso encontro anual uma festa memorável. Até lá.

Read More

Numa parceria com a Espaço e Memória, o nosso associado Eduardo Martins irá apresentar o seu mais recente livro, com o sugestivo título, Para o que me havia de dar…

capa
contracapa

A sessão de apresentação, que estará a cargo dos seus amigos de infância (como título honorífico que o autor lhes quis atribuir) Horácio Marques e José Curado, e, contando com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, terá lugar no Auditório Municipal Maestro César Batalha, nas Galerias Alto da Barra, em Oeiras, no próximo dia 07 de Dezembro de 2019 (sábado), pelas 16 horas.

Read More

Imagens de Mil Palavras, a próxima sessão das Noites com Poemas, que conta com a participação de elementos do Núcleo de Fotografia de Oeiras (NFO) e que terá lugar no salão nobre do Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras, no próximo dia 22 de Novembro (sexta-feira), pelas 21h30

O desafio: cada participante inscrito através do NFO selecciona uma fotografia de sua autoria à qual irá associar um poema (do próprio ou não), poema esse que será a «legenda» da imagem, apresentado pelo respectivo autor ou alguém que por este seja para tal incumbido.

Se a selecção de imagens  pode ser pesquisada em https://www.facebook.com/search/top/?q=nucleo%20fotografia%20de%20oeiras-nfo&epa=SEARCH_BOX , já os poemas serão mistério a desvendar na própria sessão. Não os perca, pois.

Esta sessão conta com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras.

Read More

No seguimento da visita que ocorreu no passado dia 19 de Outubro à antiga Estação Agronómica de Oeiras, conforme anunciámos oportunamente, aqui ficam as intervenções do professor José Meco e do arquitecto Rodrigo Dias, produzidas no local, num enquadramento histórico e paisagístico, que se desejam anunciadoras da recuperação daquele magnífico local a ser levada a cabo pelo Município de Oeiras.

Ver aqui:

https://www.facebook.com/municipiodeoeiras/videos/1152486555139271/

Read More

No próximo dia 28 de Outubro (segunda-feira), com início às 21h30, no salão nobre do Palácio do Marquês de Pombal, contando com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, a Espaço e Memória – Associação Cultural de Oeiras convida todos os seus associados e amigos a assistirem à apresentação do mais recente romance do nosso associado Manuel Dias Duarte, intitulado A Amante Marroquina.

Um outro olhar sobre afectos apaixonados, onde uma linguagem viva e coloquial se alia à grande erudição a que o autor nos habituou, num jogo que nos torna cúmplices do enredo, afectos que, entretanto, se vêem constrangidos por circunstâncias sociais adversas muito actuais… Enfim, uma rara experiência de leitura, que a todos recomendamos.

A apresentação do autor estará a cargo de Joaquim Boiça e a apresentação da obra a cargo de Jorge Castro.

Read More

No próximo dia 19 de Outubro (sábado), venha visitar a antiga Estação Agronómica Nacional.

A visita, proposta pela Câmara Municipal de Oeiras, para o próximo dia 19 de Outubro, pelas 15h30, tem ponto de encontro nos jardins do Palácio do Marquês de Pombal.
A visita decorrerá na antiga Estação Agronómica Nacional e sequencia a assinatura do auto de cedência de utilização de parte da Estação Agronómica a favor do Município – situação que é muito cara à Espaço e Memória como a muitos dos nossos associados, pela necessidade urgente de conservação e restauro de espaços como a Casa da Pesca, entre outros, pela qual sempre temos pugnado.   

Read More