«A Conquista de Lisboa em 1580 contada por um soldado alemão», na Casa da Malta, no dia 17 de Maio, pelas 15 horas
No próximo dia 17 de Maio (sábado), pelas 15 horas, na Casa da Malta, teremos oportunidade de assistir à palestra com o desafiante título A Conquista de Lisboa em 1580 contada por um soldado alemão, em sessão levada a efeito pelo nosso associado Bernardo Jerosch Herold, com moderação a cargo de Margarida Magalhães Ramalho e Joaquim Boiça.
A conquista de Lisboa em 1580 pelos exército e armada castelhanos sancionou a ocupação do trono português por Filipe II de Espanha e abriu caminho a uma realidade política e dinástica que se prolongaria até 1640.
Apesar da sua importância histórica, este acontecimento foi secundarizado durante muito tempo pela historiografia peninsular e apenas recentemente começou a suscitar o interesse e a atenção dos historiadores na compreensão global das condições que conduziram à criação e afirmação da dinastia filipina.
O exército invasor integrou diversos corpos armados estrangeiros, no seio dos quais se produziram alguns relatos vivenciais da experiência da guerra, sendo, no seu conjunto, fontes de informação de importância capital para a leitura do processo militar que conduziu à perda da independência nacional.
É em torno desta realidade que se centra a intervenção de Bernardo Jerosch Herold, que partilhará connosco o estudo histórico que está a desenvolver do relato de um soldado alemão, que testemunhou os principais episódios militares que conduziram à subjugação de Lisboa, em 1580.
A entrada é livre e, como sempre, contamos muito com a vossa presença.

Comentários recentes
Comendador da Ordem de Mérito