Tendo como pano de fundo a exposição 25 de Abril ’74-52 Anos, que temos vindo a anunciar e que está patente na nossa sede, na Casa da Malta (Oeiras), estamos, agora, a convidar-vos a assistir ao lançamento do livro O Meu 25 de Abril de 1974 – Testemunhos, obra colectiva, que irá ocorrer no dia 16 de Maio (sábado), pelas 16 horas e, como habitualmente, na Casa da Malta, na Rua dos Lagares da Quinta.
Este livro reúne os testemunhos/depoimentos de associados e amigos que quiseram deixar lavrada a sua experiência vivida nesse já longínquo e, entretanto, tão actual e necessário dia fundacional da nossa Liberdade.
Escusado será reafirmar que a vossa presença será o sinónimo e garantia do sucesso desta iniciativa.
2026-05-16 – Algumas imagens, da autoria de António Martins:
Propomos uma aliciante tarde de domingo, dia 30 de Novembro, na nossa sede e a partir das 15:30 horas, com dois convidados, Guilherme Cardoso e Manuel Mota, ambos com dois tão interessantes quanto diversificados projectos:
– de Guilherme Cardoso, apresentação e conversa sobre o seu recente livro Crónicas de Cascais, com coordenação de Joaquim Boiça.
Algumas imagens da sessão, da autoria de Jorge Castro:
– de Manuel Mota, descrição da epopeia de uma família para reescrever “Os Lusíadas”.
Há quase um século, o avô Alfredo Motta lembrou-se de, «com personalidades da nossa época, reviver, escrita à mão, a imortal obra de Camões», com 1.102 estrofes. Uma por cada individualidade. Hoje, o projeto está nas mãos do neto Manuel Mota e reúne, entre muitas outras, transcrições feitas por 12 Presidentes da República. (Ver informação detalhada no artigo da Visão, no ficheiro .pdf anexo).
Como sempre, a sua presença enriquecerá esta nossa iniciativa, pelo que contamos consigo.
Algumas imagens da sessão, da autoria de Jorge Castro:
No próximo dia 27 de Setembro (sábado), às 16 horas, na Casa da Malta, integrada na programação de evocação dos 50 anos de Abril de 74, esta iniciativa conta com a presença de Irene Hipólito dos Santos, filha do autor, que reuniu e organizou os textos biográficos de um dos mais destacados militantes antifascistas portugueses, e de Margarida Magalhães Ramalho e Joaquim Boiça, em conversa partilhada.
Breve registo biográfico:
José Hipólito dos Santos nasceu no Porto, em 1932.
Economista, dirigente cooperativista, pertenceu ao MUD-Juvenil e colaborou na Seara Nova e nos Cadernos de Circunstância. Participou na Revolta da Sé e no Golpe de Beja, foi preso político do Estado Novo e exilado em Argel, membro do Comité de Acção da EPHE (Sorbonne) em Maio de 68 e dirigente do MAR, LUAR e PRP. Foi quadro superior da CUF; presidente do Ateneu Cooperativo e da Associação dos Inquilinos Lisbonenses; professor universitário em Paris -XIII, no ISE e no ISPA; perito das Nações Unidas; fundador da SEIES; membro da Alliance Pour Un Monde Responsable, Pluriel et Solidaire e da DRD-Démocratiser Radicalement la Démocratie e participante da Assembleia Mundial de Cidadãos.
É autor de diversos livros, como Maneiras Cooperativas de Agir e Pensar (Edições Universitárias Lusófonas, Lisboa, 2009); Felizmente Houve a Luar (Âncora Editora, Lisboa, 2011); A Revolta de Beja (Âncora Editora, Lisboa, 2012) e Sem Mestres Nem Chefes (Letra Livre, Lisboa, 2014).
Algumas fotografias, da autoria de Carlos Ricardo:
No prosseguimento das diversas iniciativas desenvolvidas em torno da exposição com o mesmo nome, a Espaço e Memória – Associação Cultural de Oeiras tem a honra de convidar os seus associados e amigos para esta apresentação do livro «Há Sempre Alguém Que Diz Não – A Oposição Estudantil à Ditadura no Ensino Secundário de Lisboa – 1970/1974», que ocorrerá na Torre do Tombo, em Lisboa, no próximo dia 18 de Junho, pelas 17h30.
Contamos consigo e com quantos amigos entenda fazer-se acompanhar.
Venha ter connosco, no próximo dia 11 de Junho, às 18 horas, na Biblioteca da Escola Secundária Sebastião e Silva, em Oeiras para nos acompanhar na apresentação do livro que condensa o acervo que tem estado em exposição naquele estabelecimento de ensino, referente ao tema em título.
E, sim, traga muitos amigos, também!
Algumas imagens desta iniciativa, da autoria de Jorge Castro:
Pelo seu interesse, estamos a divulgar e dar informação sobre o lançamento da obra em epígrafe, da autoria da nossa associada Francisca Branco Veiga. Conforme nos refere a autora, «este livro teve como base uma investigação aprofundada sobre o Noviciado da Cotovia, da Companhia de Jesus, instituição fundada no local onde atualmente se situam os Museus Universitários de História Natural e da Ciência (MUHNAC). O objetivo foi conhecer a fundo a história desta instituição religiosa e de ensino humanístico, assim como o seu edifício, no período de 1619 a 1759, por meio da análise do espólio que sobreviveu até hoje e das fontes documentais associadas.
A sessão de apresentação terá lugar no próximo dia 23 de ABRIL, às 18h, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MNHNC), e seria uma grande alegria contar com a vossa presença.
A sessão contará com a apresentação dos Professores Fernando Baptista Pereira e Henrique Leitão e da Doutora Marta Lourenço, diretora do Museu, cujas reflexões enriquecerão este momento especial.»
O Verão está à porta. E é sempre tempo de reflectir sobre a palavra. Tão linda por natureza e tão maltratada, tantas vezes. Este é o tema da próxima sessão de poesia de um poema na vila, que é já no próximo sábado, dia 13 de Junho, às 15h, na Galeria do Mercado Municipal de Coruche.
Contamos consigo. Traga um poema, uma canção, se assim pretender. Ou venha assistir. E traga um amigo.
Comentários recentes