Passeio ao Farol do Bugio com a EMACO
Decorreu, em 30 de Julho, e com o nível de sucesso a que nos habituámos, mais um Passeio ao Farol do Bugio, organizado pela EMACO.
Para registo muito sucinto do evento e memória futura:
A peitaça da t-shirt distribuída
O briefing em terra
O briefing a bordo
A preparação para a descolagem
A partida
O verdadeiro início oficial da aventura
O primeiro olhar de mais perto (e do lado do mar)
A acostagem
A magnífica paisagem
Já no interior, com vista em redor
José Meco, no interior da capela, brinda os visitantes com o enquadramento histórico e fala da gritante necessidade de não aguardarmos pela derrocada final de todo este inigualável monumento
A visita às instalações
Um olhar de encantamento
A escala, não perceptível de terra
Apontamentos do seu interior
Joaquim Boiça ilustra os visitantes quanto ao enquadramento histórico do edifício…
… as suas razões de ser e as vicissitudes, também transformadas em oportunidades novas, pelas quais foi passando o farol do Bugio…
… abordagem que não sabe (nem quer) dissociar da sua vivência pessoal, conferindo à dissertação uma aproximação também pelo campo dos afectos que não deixa ninguém indiferente.
E, subindo ao piso superior…
… conclui a sua exposição, no escasso tempo disponível, ficando nos presentes um saudável «gosto a pouco», a indiciar que para o ano haverá mais… Aliás, alguns houve que manifestaram a vontade de repetir já no próximo dia 06 de Agosto.
Aguardando a viagem de regresso
Um último «boneco» ilustrativo de um momento bem passado
O regresso
Alguns autóctones ficam, discretamente, a contemplar a partida até à próxima…
- Imagens de Lídia Castro e de Jorge Castro
10 Agosto, 2017
Fui ao Bugio com a Espaços e Eventos. Foi a primeira vez que tive contacto com esta Associação..
O evento foi muitíssimo desorganizado! Carissimo a fazer querer no que me disseram que o valor pago foi unicamente para transporte (barco).
Gostei muito da explicação histórica. A pessoa (que não foi apresentada, nem vi anunciado nome), proporcionou informação muito util.
Deixo esta mensagem para pedir que melhorem a vossa organização.
21 Agosto, 2017
Caro Pedro Lopes,
Agradecemos o seu contacto e comentário.
Não sei se foi com outra associação, mas a nossa chama-se Espaço e Memória, Associação Cultural de Oeiras.
Em relação ao preço, acredito que seja um valor elevado, mas tente visitar o Bugio só por fora e qualquer empresa lhe cobra esse valor ou superior. A visita guiada e a organização é gratuita e voluntária. Melhorar a organização, podemos sempre fazê-lo, mas a maior parte das vezes depende do grupo de visitantes, termos uma melhor organização.
A pessoas que não ouviu o nome chama-se Joaquim Boiça e foi bastante divulgado em todos os contactos e anúncio. Além do Prof. José Meco que deu informações sobre a capela.
Como entendemos que é melhor levar lá as pessoas para mostrar um património único nas oportunidades que temos, vamos continuar com o nosso trabalho.
Sem mais de momento
Rui Lemos
15 Agosto, 2017
boa noite
podem me informar quanto tem previsto visita ao BUGIO?
Como me posso inscrever
obgdo pela vossa atenção
21 Agosto, 2017
Caro Carlos,
As visitas de 2017, foram a 22 ed Julho e a 5 de Agosto, agora só temos previsão de visitas para 2018. Deve entrar em contacto a partir de Maio, como nº de pessoas, o primeiro e último nome de cada um, e enviar um telefone de contacto e um email. A visita é vedade a crianças menores de 6 anos. Deve utilizar o email: geral@espacoememoria.org
Sem mais de momento
Rui Lemos