Posted By on Jun 7, 2018

Almoço Tertúlia 9 de Junho,
com Luís Corredoura
Entre a Realidade e a Ficção – A Escrita do Romance Histórico

EMACO


Almoço Tertúlia 9 de Junho,
com Luís Corredoura
Entre a Realidade e a Ficção – A Escrita do Romance Histórico

O Luís Corredoura é um jovem escritor que nos vem falar sobre A Escrita do Romance Histórico, Entre a Realidade e a Ficção.

Como sempre almoço pelas 12h45/13h e palestra lá para as 14h30/15h, seguem em anexo o cartaz.

O repasto terá lugar no Restaurante Leões da Tribo, em sala própria, no 1º andar, em Porto Salvo, no Pavilhão dos Leões de Porto Salvo.

Nota biográfica sobre o palestrante, pelo próprio:

“Nasci aquando do chamado “Verão Quente” precisamente naquela região que Gil Vicente dizia – in “Breve Sumário da História de Deus” – ser “terra de cardos, pedras e do diabo”. Em relação aos dois primeiros atributos, não há a mínima dúvida. Pode haver escassez de muita coisa em Pêro Pinheiro, excepto de riqueza pétrea. O mesmo sucede com os cardos, plantas que amiúde porfiavam em ficar com pedaços da indumentária que envergava aquando da minha meninice, nos tempos em que o tempo passava sem que dele houvesse noção, em brincadeiras com os amigos nos chãos de terra batida, outrora esventrada para dela se extrair o lioz com que se ergueu metade do país antes e depois de 1755. Quanto ao diabo… bom, isso daria azo a muitas histórias, pelo que fica para uma outra ocasião.

Em relação aos meus misteres… Sou arquitecto e mestre em Reabilitação do Património Arquitectónico e Paisagístico. Além de projectos que por vezes se consubstanciam em betão e ferro, faço igualmente amiúde outro tipo de “debuxos”, os “literários”. Até ao momento, dos vários manuscritos guardados na gaveta, três estão editados – “Nome de Código Portograal” – Grande Prémio Adamastor de Literatura Fantástica 2014 e Encouragement Award 2015 da European Science Fiction Society -, “Lusitano Fado” – Livro RTP 2014 – e “O Senado – história de uma conspiração” -, assim como uma tradução – “História da Espionagem e o Mundo dos Serviços Secretos” -, todos pela Marcador / Ed. Presença…”

e pela editora Marcador:

Luís Corredoura nasceu em 1975, em Pêro Pinheiro, concelho de Sintra. É arquiteto e mestre em recuperação de património. Mas também desenvolve, desde muito novo, projectos literários, «manuscritos» que vai guardando na penumbra de uma gaveta e no íntimo dos seus pensamentos.

Estreou-se como escritor com Nome de Código Portograal, um romance histórico que decorre durante a Segunda Guerra Mundial e que foi galardoado com o Grande Prémio Adamastor e de Literatura Fantástica Portuguesa e com o Encouragement Award, da European Science Fiction Society.

O seu romance, Lusitano Fado, da coleção Livros RTP, trata de uma história de intriga esuspense acerca dos segredos do passado recente de Portugal, a «caixa de Pandora» que contém o que não se conhece sobre muitos dos acontecimentos políticos mais importantes das últimas décadas.

O Senado – História De Uma Conspiração é um clássico e emocionante romance de espiões. Muito além da ficção, fundamenta-se em dados históricos. Lança um olhar inquisitivo e necessário sobre os nossos políticos, os nossos jornalistas e a nossa democracia.

 

O almoço será composto por:

Entradas

Pratos de Carne: Leitão de Negrais ou Vitela Guisada (especialidade da casa) ou

Prato de Peixe: Bacalhau à Gomes de Sá

Inclui: Bebidas, sobremesa e café (digestivos à parte)

É necessária a inscrição prévia para o almoço (nome, telefone e email se possível) com a escolha de um dos 3 pratos.

PREÇO – 12,00€ para Sócios, 15€ para Não sócios

(Nota: Quem quiser algum prato vegetariano ou de dieta deve avisar previamente)

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.