Almoço Tertúlia 9 de Junho,
com Luís Corredoura
Entre a Realidade e a Ficção – A Escrita do Romance Histórico
O Luís Corredoura é um jovem escritor que nos vem falar sobre A Escrita do Romance Histórico, Entre a Realidade e a Ficção.
Como sempre almoço pelas 12h45/13h e palestra lá para as 14h30/15h, seguem em anexo o cartaz.
O repasto terá lugar no Restaurante Leões da Tribo, em sala própria, no 1º andar, em Porto Salvo, no Pavilhão dos Leões de Porto Salvo.
Nota biográfica sobre o palestrante, pelo próprio:
“Nasci aquando do chamado “Verão Quente” precisamente naquela região que Gil Vicente dizia – in “Breve Sumário da História de Deus” – ser “terra de cardos, pedras e do diabo”. Em relação aos dois primeiros atributos, não há a mínima dúvida. Pode haver escassez de muita coisa em Pêro Pinheiro, excepto de riqueza pétrea. O mesmo sucede com os cardos, plantas que amiúde porfiavam em ficar com pedaços da indumentária que envergava aquando da minha meninice, nos tempos em que o tempo passava sem que dele houvesse noção, em brincadeiras com os amigos nos chãos de terra batida, outrora esventrada para dela se extrair o lioz com que se ergueu metade do país antes e depois de 1755. Quanto ao diabo… bom, isso daria azo a muitas histórias, pelo que fica para uma outra ocasião.
Em relação aos meus misteres… Sou arquitecto e mestre em Reabilitação do Património Arquitectónico e Paisagístico. Além de projectos que por vezes se consubstanciam em betão e ferro, faço igualmente amiúde outro tipo de “debuxos”, os “literários”. Até ao momento, dos vários manuscritos guardados na gaveta, três estão editados – “Nome de Código Portograal” – Grande Prémio Adamastor de Literatura Fantástica 2014 e Encouragement Award 2015 da European Science Fiction Society -, “Lusitano Fado” – Livro RTP 2014 – e “O Senado – história de uma conspiração” -, assim como uma tradução – “História da Espionagem e o Mundo dos Serviços Secretos” -, todos pela Marcador / Ed. Presença…”
e pela editora Marcador:
Luís Corredoura nasceu em 1975, em Pêro Pinheiro, concelho de Sintra. É arquiteto e mestre em recuperação de património. Mas também desenvolve, desde muito novo, projectos literários, «manuscritos» que vai guardando na penumbra de uma gaveta e no íntimo dos seus pensamentos.
Estreou-se como escritor com Nome de Código Portograal, um romance histórico que decorre durante a Segunda Guerra Mundial e que foi galardoado com o Grande Prémio Adamastor e de Literatura Fantástica Portuguesa e com o Encouragement Award, da European Science Fiction Society.
O seu romance, Lusitano Fado, da coleção Livros RTP, trata de uma história de intriga esuspense acerca dos segredos do passado recente de Portugal, a «caixa de Pandora» que contém o que não se conhece sobre muitos dos acontecimentos políticos mais importantes das últimas décadas.
O Senado – História De Uma Conspiração é um clássico e emocionante romance de espiões. Muito além da ficção, fundamenta-se em dados históricos. Lança um olhar inquisitivo e necessário sobre os nossos políticos, os nossos jornalistas e a nossa democracia.
O almoço será composto por:
Entradas
Pratos de Carne: Leitão de Negrais ou Vitela Guisada (especialidade da casa) ou
Prato de Peixe: Bacalhau à Gomes de Sá
Inclui: Bebidas, sobremesa e café (digestivos à parte)
É necessária a inscrição prévia para o almoço (nome, telefone e email se possível) com a escolha de um dos 3 pratos.
PREÇO – 12,00€ para Sócios, 15€ para Não sócios
(Nota: Quem quiser algum prato vegetariano ou de dieta deve avisar previamente)
Comentários recentes
Comendador da Ordem de Mérito
Comendador da Ordem de Mérito
Comendador da Ordem de Mérito
Comendador da Ordem de Mérito
Comendador da Ordem de Mérito