Posted By on Out 1, 2019

Visita a Freiria – villa romana
-percurso interpretativo

EMACO


Visita a Freiria – villa romana
-percurso interpretativo

No próximo dia 05 de Outubro de 2019, pelas 10h30, com o apoio da Associação Cultural de Cascais, teremos uma visita à villa romana de Freiria (Outeiro de Polima – São Domingos de Rana).

O nosso ponto de encontro será à entrada da própria villa, entre as 10 horas e as 10h15. Atendendo à curta distância do trajecto para a larga maioria dos associados, propomos a deslocação em viatura própria, eventualmente recorrendo ao sistema de boleias entre os interessados.

«A Vila Romana de Freiria é uma uma vila romana localizada numa das encostas do vale da ribeira de Polima, entre esta localidade e o Outeiro, próximo do Casal de Freiria. Declarada como Imóvel de Interesse Público pelas Resoluções do Conselho de Ministros n.º 96/1997 de 19 de Junho (referente às ruínas) e n.º 81/2005 de 31 de Março (referente à área envolvente), a área foi objeto de estudo inicial pelo arqueólogo Virgílio Correia, no início do século XX.» (in Wikipédia)

«Os trabalhos arqueológicos cientificamente conduzidos foram pondo a descoberto não só a vila romana como também uma localidade do período Calcolítico anterior a esta, numa encosta adjacente de que já se sabia da sua existência pelos primeiros trabalhos de investigação desenvolvidos na área em 1973». (in Wikipédia)

Na actualidade tem tido lugar, como ficou dito, desde 1973, uma longa série de expedições arqueológicas a cargo de Guilherme Cardoso e de José d’Encarnação, personalidades sobejamente conhecidas dos nossos associados, e que serão os guias de excelência no percurso interpretativo que iremos realizar.

Para mais fácil localização, consulte o mapa abaixo:

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.