Café com Letras
– Sessão com Mário Zambujal e moderação de Ana Daniela Soares
Caras e caros associados,
Fazendo votos de que se encontrem de boa saúde e esperando que em breve nos possamos de novo reunir, informamos que a Câmara Municipal de Oeiras está a promover a 2.ª edição do ciclo de conversas online “Ler Olhos nos Olhos” e “Café com letras”, cujo desenvolvimento e conteúdos são responsabilidade de The Book Company.
A Espaço e Memória, tendo sido convidada a associar-se a estes eventos, irá promover e divulgar pelos seus associados a calendarização e informação relevante sobre cada edição.
Todas estas conversas, chegam semanalmente a nossa casa online – por ser de momento a forma possível de todos ficarmos mais próximos da cultura -, à quarta-feira, pelas 21.30h, e são transmitidas no Facebook.
Vai ser possível que todos acompanhem estas edições, em directo e simultâneo através da página de Facebook da nossa associação, no sítio:
https://pt-pt.facebook.com/espacoememoria
Para esta sexta feira teremos
Café com Letras | 19 de março, 21.30
Sessão com Mário Zambujal e moderação de Ana Daniela Soares
Mário Zambujal nasce em 1936 em Moura, mas passa a adolescência no Algarve, onde se faz notar pela disposição alegre e irrequieta. Aos 15 anos, publica um conto no semanário local Os Ridículos, e fica tão satisfeito com a aceitação dos pais que desenvolve a partir daí o gosto pelas letras, passando a escrever crónicas para o Jornal do Algarve. Mais tarde, muda-se para Lisboa e inicia uma carreira como jornalista que o leva a passar por A Bola, Diário de Lisboa, O Século, Diário de Notícias, O Jornal, Tal e Qual, Record, entre outros jornais e revistas, nas mais diversas funções.
Da imprensa escrita passa para a RTP, onde cria, dirige e apresenta diversos programas, entre os quais Domingo Desportivo. Torna-se igualmente responsável pelos guiões de séries humorísticas como Lá Em Casa Tudo Bem, Isto é o Agildo ou Nós, os Ricos. Paralelamente, colabora em programas de rádio como Pão com Manteiga, na Rádio Comercial.
Em 1980, publica o primeiro romance, Crónica dos Bons Malandros, que obtém um enorme sucesso e acaba inclusive por ser adaptada ao cinema por Fernando Lopes, e recentemente em série.
Seguem-se, entre outros, Histórias do Fim da Rua (1983), À Noite Logo Se Vê (1986), Primeiro as Senhoras (2006), Dama de Espadas (2010) e O Diário Oculto de Nora Rute (2013), nos quais mantém uma escrita clara e despretensiosa, marcada pelo bom humor e pela ironia. Pelo meio, é feito Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e eleito presidente do Clube dos Jornalistas.

Comentários recentes
Comendador da Ordem de Mérito
Comendador da Ordem de Mérito
Comendador da Ordem de Mérito
Comendador da Ordem de Mérito
Comendador da Ordem de Mérito