Posted By on Mar 6, 2022

Visita ao Pelourinho de Oeiras e à Fonte do Ouro

EMACO


Visita ao Pelourinho de Oeiras e à Fonte do Ouro

A Espaço e Memória organiza, para o próximo dia 12 de Março, a partir das 10h30, uma visita ao Pelourinho de Oeiras e à Fonte do Ouro (Quinta de Cima do Marquês de Pombal), guiada por José Meco e Joaquim Boiça.

Esta visita permite percorrer parte das vastas propriedades de Sebastião José de Carvalho e Melo, ampliadas e remodeladas especialmente a partir da criação do Município de Oeiras e da atribuição do título de 1º Conde de
Oeiras, em 1759, que se reflectiram na ampliação do Palácio Pombal e na criação do recinto anexo, o do Fontanário e da Casa das Carruagens e Cavalariça (actual Câmara Municipal), e do novo centro administrativo, centrado pelo Pelourinho, defronte da primitiva Câmara. Ao lado, segue-se pela antiga Estrada Real, que através do Aqueduto e da Ponte da Ribeira da Lage (o “sobe-e-desce”) fazia a ligação a Cascais.
A visita prossegue pelo Portão Central da Quinta de Cima (antiga Estação Agronómica Nacional), Alameda dos Loureiros, a Ponte antiga, a Casa da Seda e uma Mãe-de-Água, culminando na Fonte do Ouro, monumental construção pombalina, ainda não restaurada mas já liberta do matagal que a escondia, encimada pelo invulgar Pombal. Continuando, através do recinto da antiga Central de Estudos do Café e por uma ponte moderna, o passeio inclui uma passagem rápida pelo Jardim da Casa da Pesca, o conjunto arquitectónico e artístico mais notável do recinto, terminando na Estrada Real (por volta das 13h30).

A participação é livre e não é necessário efectuar inscrição. O ponto de encontro é no Pelourinho, junto à Câmara Municipal de Oeiras.

No entanto, alguns de nós, no final da visita, irão desfrutar de um almoço no restaurante «Os Sabores da Marquesa», sito na Quinta de Cima. Como o número de lugares é bastante limitado – cerca de 22 – os interessados no almoço deverão inscrever-se, como habitualmente, através de geral@espacoememoria.org, até ao próximo dia 08 de Março. 

A ementa é cozido à portuguesa.

Como sempre, contamos convosco.

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.