Visita ao Farol do Bugio – 2022
um objectivo cumprido.
Com a colaboração da Direcção de Faróis e os apoios da Câmara Municipal de Oeiras e da Junta de Freguesia de Oeiras e São Julião da Barra, contando com o excelente desempenho da empresa Aquastart, nossa parceira nesta edição das visitas ao Forte de São Lourenço da Cabeça Seca (Farol do Bugio), e tendo como guias, no local, os historiadores Joaquim Boiça e Fátima Barros, cumprimos mais um episódio desta porfia que há muitos anos perseguimos, de divulgação deste incontornável património da barra do Tejo.
Nos dias 02 e 09 de Julho, mais de cinco centenas de visitantes tiveram, assim, a rara oportunidade de conhecer de perto, com qualificada informação e a maior segurança possível este ex-libris de Oeiras, da barra do Tejo e da cidade de Lisboa.
Operação sempre de delicada e complexa organização e execução, pelas próprias características do local, apraz-nos pois registar mais este objectivo bem sucedido de divulgação do património oeirense, da nossa História e, afinal, da nossa Cultura.
Os nossos agradecimentos a quem ombreou connosco nesta iniciativa e a quantos puderam corresponder-lhe, participando nela de modo tão interessado quanto cívico.
11 Julho, 2022
Apraz-me agradecer a organização da atividade que disponibilizaram à população em geral.
Apreciamos bastante a visita ao Bugio que, para além da beleza edificada – sem dúvida a preservar e a recuperar e o mais urgente possível – e do encanto natural do local, nos possibilitou o acesso à sua História de uma forma cheia de vivacidade, indutora do interesse pelo seu aprofundamento e difusão.
Verdadeiro serviço público cultural, parabéns!
15 Julho, 2022
Era o meu primeiro contacto com a associação Espaço e Memória, essa visita ao farol do Bugio. Uma surpresa grande e, para mim, mais um assunto para tirar do meu ¨bucket list¨. Os passeios no foz do rio Tejo, a visita guiada com um guia perfeito. O sábado 9 de Julho 2022 fica gravado na minha memória como algo excecional e de valor alto de cultura e história. É uma pena que não há boa vontade, nem dinheiro das instancias públicas para a restauração dum monumento de interesse nacional e mesmo, acho eu, internacional. Quando em São Francisco trataram de restaurar o Alcatraz deles na baia, aqui o Bugio, na foz do rio, fica abandonado, deixado aos elementes da natureza. Espero que a luz do farol um dia vai iluminar as almas de governantes de qualquer nivel.
16 Julho, 2022
Sem dúvida uma visita inesquecível, não só por ser um local importante para quem é de Lisboa ou vive junto ao Tejo, como pelo enquadramento histórico e técnico do forte.
29 Maio, 2023
Estou interessada no passeio ao Bugio..para mês Julho…
Obrigada
Ana Bela Vidal Nunes
30 Maio, 2023
Pede-se o favor de dirigir a presente pretensão através da nossa caixa de correio: geral@espacoememoria.org. Obrigado.