Posted By on Ago 27, 2022

Livros e Autores na Casa da Malta
«Ucrânia – 35 Pontos Fundamentais para compreender a invasão russa»,
de Rui Cardoso

EMACO


Livros e Autores na Casa da Malta
«Ucrânia – 35 Pontos Fundamentais para compreender a invasão russa»,
de Rui Cardoso

Com apresentação a cargo de Joaquim Boiça do livro «Ucrânia – 35 Pontos Fundamentais para compreender a invasão russa» e conversa com o autor, Rui Cardoso, que tem lugar no auditório da Casa da Malta, em 27 de Agosto.

Dados Biográficos – Rui Cardoso nasceu em Lisboa, em 1953, formou-se em engenharia eletrotécnica, mas cedo enveredou pelo jornalismo. Começou no Diário Popular, passou pela revista Face e por O Independente, mas foi no Expresso que fez a maior parte da sua carreira, entre 1989 e 2018, tendo também sido diretor da revista Courrier Internacional. É colaborador regular do Expresso e da SIC Notícias. Publicou vários livros, entre os quais Conta-me Como Não Foi (Casa das Letras, 2022).
Com uma brevíssima, mas elucidativa, incursão pela história da Ucrânia, passando por temas como a expansão da NATO, o mito do genocídio de russófonos no Donbass, a transformação de Putin aos olhos do exterior, a improvável ascensão de Zelensky, a tenacidade dos invadidos e as fraquezas dos invasores, o equipamento militar utilizado de ambos os lados e as armas proibidas por leis internacionais, sem esquecer a ameaça do nuclear, Rui Cardoso aborda o conflito nas suas várias perspectivas e deixa-nos, ainda, pistas importantes sobre o que podemos esperar desta nova era de incerteza que paira no horizonte mundial.

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.