Posted By on Out 24, 2022

Livros e Autores na Casa da Malta
com Deana Barroqueiro e
«Uma História dos Paladares»… e outras histórias

EMACO


Livros e Autores na Casa da Malta
com Deana Barroqueiro e
«Uma História dos Paladares»… e outras histórias

No próximo dia 29 de Outubro (sábado), com início às 17:30 horas, na nossa sede (na Rua dos Lagares da Quinta, Edifício da Casa da Malta – Oeiras) e contando com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, teremos, como convidada, Deana Barroqueiro (ver breve biografia no final deste artigo) e a sua saborosa (e premiada) História dos Paladares.

Excelente comunicadora, estamos certos de vos propor um final de sábado bem apaladado e de variados condimentos.

Uma nota: No final da sessão, teremos um jantar na companhia da autora, no restaurante O Pombalino (em Oeiras). Se estiver interessado em participar, por favor faça-nos chegar essa intenção através do geral@espacoememoria.org, sem falta até ao dia 26 de Outubro, atendendo à necessidade de assegurarmos a reserva.

Breve biografia da Autora:

Deana Barroqueiro nasceu nos Estados Unidos da América, em 1945, e emigrou para Portugal aos dois anos. Licenciou-se na Faculdade de Letras de Lisboa e foi professora de Língua e Literatura Portuguesa e Francesa, com muitos projectos de Teatro e de Escrita Criativa, com várias obras publicadas e um longo currículo de artigos e palestras sobre História e Cultura Portuguesa do Século XV ao XVIII, que estuda há mais de quatro décadas. Foi galardoada com o Prémio Femina 2021 pelo Estudo e divulgação da Cultura, História e Sociedade de Matriz Portuguesa no estrangeiro e na Lusofonia e recebeu o Prémio Grito de Mujer pela defesa dos direitos das mulheres.

Depois de aposentada, publicou uma colecção de sete romances de viagens e aventuras, Cruzeiro do Sul; os Contos Eróticos e os Novos Contos Eróticos do Velho Testamento, traduzido em Espanha, Itália e Brasil; os romances D. Sebastião e o Vidente, que recebeu o Prémio Máxima de Literatura 2007 – Prémio Especial do Júri, e 1640, sobre a Restauração da Monarquia Portuguesa; a trilogia sobre os Descobrimentos – O Navegador da Passagem, O Espião de D. João II e O Corsário dos Sete Mares – Fernão Mendes Pinto, que foi adaptado, por João Botelho, no filme Peregrinação (2017)

A sua obra mais recente é uma História dos Paladares em 3 volumes: I – Sedução, II – Perdição e III – Redenção, recebeu 4 primeiros prémios mundiais de Literatura Gastronómica:

 – Prix International de la Littérature Gastronomique 2021, da Académie Internationale de la Gastronomie (Paris);

– Gourmand World Cookbook Awards – History of Culinary;

– Gourmand World Cookbook Awards – Séries, no concurso dos países e regiões

– 1º Prémio dos Gourmand Best in the World Cookbook Awards – Series 2022 (O Melhor Livro de Literatura Gastronómica do Mundo de 2022, considerado o Óscar da Gastronomia Mundial, vencendo mais de 1550 obras de 227 países. Os prémios foram entregues por Edouard Cointreau numa cerimónia solene que teve lugar na Suécia, em 4 de Junho 2022.

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.