Posted By on Mar 13, 2023

Visita às quintas e paisagens de Alenquer Merceana e Montejunto

EMACO


Visita às quintas e paisagens de Alenquer Merceana e Montejunto

Desta visita, que ocorreu no passado dia 11 de Março, recebemos do nosso guia, o arquitecto Rodrigo Dias, e aqui disponibilizamos o folheto distribuído na viagem, para melhor esclarecimento.

No final do mesmo, divulgaremos também algumas fotografias obtidas durante o passeio – para o efeito, devem clicar na informação «Ler mais».

Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras.

EMACO VISITA ÀS QUINTAS DE RECREIO DE  ALENQUER- VIA GALEGA

11 DE MARÇO 2023

Lisboa e o Estuário do Tejo são o centro de um vasto território partilhado por vinte municípios, onde encontramos cerca de duas centenas de Quintas de Recreio construídas ao longo de quatrocentos anos, que têm na Quinta do Marquês de Pombal em Oeiras uma das suas obras mais emblemática. Mas são inúmeros os exemplos de Quintas que podemos visitar ainda hoje ricos em património, paisagem e atividades socio culturais e socio económicas.

 Este sábado vamos viajar bem para o extremo mais a montante do estuário a cerca de 80 km do oceano e de S. Julião da Barra, para visitar um dos núcleos mais representativo e coerente de cerca de duas dezenas de Quintas de onde destacamos, dois exemplos, a Quinta do Convento e a Quinta dos Plátanos, na sua componente paisagística, histórica, cultural, e produtiva. Estas Quintas estão centradas na rota dos vinhos de Alenquer a Vila das Rainhas, na Serra do Montejunto e na Fabrica do Gelo, passando por Vila Verde dos Francos, Aldeia galega da Merceana, e percorrendo a Via Medieval Galega.

Votos de um excelente dia de partilha e de muitas descobertas.  

Rodrigo Dias

Arquiteto Paisagista – Sócio da EMACO 

FOTOGRAFIAS DE:

Fátima Camilo

DCIM\100MEDIA\DJI_0543.JPG
DCIM\100MEDIA\DJI_0553.JPG
DCIM\100MEDIA\DJI_0571.JPG
DCIM\100MEDIA\DJI_0573.JPG

Jorge Castro

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.