Posted By on Mar 24, 2023

Temas e debates na Casa da Malta
com Rui Soares
«Viajar com os provérbios em diversos espaços e memórias

EMACO


Temas e debates na Casa da Malta
com Rui Soares
«Viajar com os provérbios em diversos espaços e memórias

DIA 31 de Março, sexta-feira, 18H00, na Casa da Malta, no âmbito da iniciativa Temas e Debates, Conferência de Rui Soares (Associação Internacional de Paremiologia), sob  o título Viajar com os provérbios em diversos espaços e memórias.

Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras.

Sinopse:

«Quem faz sua viagem sabe para onde vai», lá diz o ditado. Daí que a utilização de expressões proverbiais tem associada a interação verbal que se remete às próprias dinâmicas de mobilidade social e cultural. Beneficiam os espaços de património que poderão funcionar como um porto seguro, ao «acolherem» esse património imaterial intangível. Trazem à ribalta registos de peças patrimoniais como são os provérbios permitindo-se neste percurso que as gerações seguintes os absorvam.

CV resumido

Rui Soares, natural de Tavira (1946). Professor aposentado. Licenciado em Matemática Aplicada e Engenharia Geográfica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Mestre em Educação (Universidade de Boston, USA) e Mestre em Relações Interculturais (Universidade Aberta, Portugal).

Doutoramento em Ciências da Educação na Especialidade de Relações Interculturais (Universidade Aberta, Portugal).

Como pedagogo tem cooperado com várias instituições nacionais e estrangeiras, entre outras, nas áreas da Educação Matemática e das Relações Interculturais. Paremiólogo. Tem inúmeros trabalhos publicados nas temáticas de educação matemática, utilização das tecnologias em educação e atualmente na temática paremiológica. Nesta última área *Do ano ao santo tudo e encanto: ditos populares ao longo do ano*; *Provérbios Europeus / European Proverbs* / … (8 variantes: Finlandês, Polaco, Estoniano, Sérvio, Alemão, Holandês, Russo, Maltês). Tem em preparação as variantes nas línguas Ucraniana e Arménio para essa série dos Provérbios Europeus.

Em colaboração com Outi Lauhakangas (Psicóloga finlandesa e presidente da Assembleia Geral da AIP-IAP) tem organizado os Colóquios Interdisciplinares sobre Provérbios (ICPs) desde 2007 até aos dias de hoje.

É membro-fundador da Associação Internacional de Paremiologia/International Association of Paremiology (AIP-IAP), com sede em Tavira, Portugal. É ainda, membro do *Comittee for Philology of the Polish Academy of Science, Wroclaw Branch*, da Associação Portuguesa de Escritores e da Sociedade de Geografia de Lisboa.

Atualmente é Presidente da Direção da AIP-IAP.

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.