Posted By on Abr 12, 2023

Iniciativas para o mês de Abril

EMACO


Iniciativas para o mês de Abril

Abril, projectos mil, dir-se-ia. Estamos a divulgar as nossas próximas iniciativas para o mês de Abril, chamando a vossa melhor atenção para o facto de várias delas carecerem de inscrição – o que está referido em cada caso.

– DIA 18 de Abril, terça-feira, 14H00 – Visita à Fortaleza de S. Julião da Barra (visita integrada nos Dias do Património, iniciativa programada e desenvolvida pela Câmara Municipal de Oeiras). Inscrição para associados da Espaço e Memória – máximo de 15 pessoas para o endereço geral@espacoememoria.org, até ao dia 14 de Abril (17h00). Ponto de encontro: entrada exterior da fortaleza. Visita orientada por Joaquim Boiça.

– DIA 22 de Abril, sábado, 16H00 – Casa da Malta – Encontro com Jean Yves Blot, arqueólogo marinho, historiador e especialista do património subaquático, responsável por algumas das mais importantes intervenções e iniciativas de valorização do património marítimo português e mundial, sob o mote “O mar é a maneira mais imediata de nos confrontarmos com o universo“, em conversa conduzida por Margarida Farrajota e Joaquim Boiça.

– DIA 25 de Abril, terça-feira, 10H00 – Auditório César Batalha – 49.º ano da Revolução de 25 de Abril. Evocação da efeméride com as participações do Major-General Agostinho CostaJoaquim Boiça (intervenções e apresentação); Jorge Castro (poesia e fotografias de Abril de 74); João Paulo Oliveira (momentos musicais) e Grupo de Cantares Desportivo Monte Real – Maestro João Vicente (As canções a caminho de Abril).

Seguir-se-á um almoço-convívio, pelas 13H00, no Restaurante da Bateria da Laje. Este almoço carece de inscrição prévia que deverá ocorrer até ao próximo dia 15 de Abril. A ementa, para além de entradas variadas, consta de bacalhau com broa ou bochechas de porco c/arroz, devendo cada interessado informar-nos de qual a sua escolha.

– DIA 28 de Abril, sexta-feira | 18H30 – Casa da Malta | Sessão do Clube de Leitura 30, com o livro Misericódia, de Lídia Jorge [Clube de Leitura 30 – livros e letras em conversa partilhada, é uma actividade da Espaço e Memória – Associação Cultural de Oeiras, que se propõe dinamizar, sob a coordenação de Fátima Camilo e Helena Duarte a leitura e a escrita dos associados, que adiram ao clube. As sessões são mensais e têm lugar na nossa sede. A participação é de entrada livre para os nossos associados, mas por questões logísticas, carece de inscrição prévia para os ainda não inscritos, que deverá ser feita para endereço geral@espacoememoria.org

 – DIA 29 de Abril, sábado | 16H30 – Casa da Malta | Apresentação do livro Ruídos e Corroídos – Ecos de Tesouros Perdidos (Dez. 2022, Ed. Ruinarte, Fundação das Casas de Fronteira e Alorna) e encontro com o autor Gastão de Brito e Silva, em conversa com Joaquim Boiça. Sinopse: O livro centra-se no registo fotográfico ao longo dos últimos anos e no olhar crítico do autor sobre o arruinamento e degradação de testemunhos importantes do património arquitectónico português.

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.