Conversa Desfiada com José Meco
Conforme se respiga da apresentação do «podcast» emitido, no corrente mês de Setembro, pela Câmara Municipal de Oeiras e que, com a devida vénia, aqui reproduzimos:
«(…) O dever de não esquecer é extensível a todo o legado histórico – o trabalho da memória. afirmou o filósofo francês Paul Ricoeur. Partindo duma conversa com memórias e sobre as vivências de Oeiras, pretende-se abordar espaços do nosso património, imaginário coletivo, efemérides e personalidades marcantes que, no seu conjunto, concorrem para a construção da identidade de Oeiras. Faça parte desta conversa e siga-nos nesta Conversa desfiada!
O Historiador de Arte José Meco é o nosso convidado desta Conversa Desfiada – um oeirense que cedo despertou o seu interesse e olhar para o património artístico que o rodeia e ao qual tem dedicado grande parte da sua vida a estudá-lo e a valorizá-lo. Tem sido alvo da sua particular atenção e interesse o azulejo, reconhecido internacionalmente como um dos grandes especialistas nesta singular forma de criação artística, mas também noutros domínios. Exerce presentemente a função de vice-presidente da Espaço e Memória – Associação Cultural de Oeiras, onde se tem debatido pela defesa e preservação do património de Oeiras. Um desfiar de histórias e de memórias é a proposta que lhe fazemos».
Divulgamos, também, a opinião do Professor Vítor Serrão sobre José Meco, em comentário ao presente «podcast»:
29 Setembro, 2023
Bom dia! Já tinha conhecimento da grande erudição de José Meco mas não tinha noção de tão vasta obra. Gostei muito de o ouvir nesta
entrevista tão rica.Parabėns, José Meco e muito obrigada por partilhar os seus conhecimentos e as suas experiências!
17 Outubro, 2023
Muito gratos pelo amável comentário. Cumprimentos.
ESPAÇO E MEMÓRIA
A Direcção