Conversa Desfiada com
Rodrigo Dias
Foi publicado este mês de janeiro, pela Câmara Municipal de Oeiras, novo episódio do podcast Conversa Desfiada #5 com a colaboração de mais um associado da Espaço e Memória – o arquitecto Rodrigo Dias.
«Este é o seu podcast sobre as vivências e a identidade de Oeiras! O dever de não esquecer é extensível a todo o legado histórico – o trabalho da memória. afirmou o filósofo francês Paul Ricoeur. Partindo duma conversa com memórias e sobre as vivências de Oeiras, pretende-se abordar espaços do nosso património, imaginário coletivo, efemérides e personalidades marcantes que, no seu conjunto, concorrem para a construção da identidade de Oeiras.
Faça parte desta conversa e siga-nos nesta Conversa desfiada! O quinto convidado do Conversa Desfiada é Rodrigo Dias. Uma longa conversa à volta das nossas paisagens naturais e urbanas, sítios e jardins históricos e a paisagem como uma faceta menos conhecida do nosso património. O entusiasmo pela História, pelas Belas Artes e pelos Jardins, traçaram-lhe o caminho para a Arquitetura Paisagista. Rodrigo Alves Dias colaborou com a autarquia de 1979 a 2019, onde se bateu pela defesa e preservação de importantes espaços do nosso património paisagístico.»
17 Janeiro, 2024
Ouvi com interesse. Rodrigo Dias e testemunha do que em Oeiras se fez de interessante e, digo eu, menos interessante ocorreu em Oeiras desde que entrou ao serviço da CMO. Parece me ter tido um trabalho relevante, ainda que algo por vezes solitário. Muita água correu nos últimos anos e arrastou parte significativa da identidade de Oeiras ao sabor de forças poderosas que olharam e usaram o território de modo pouco sustentável. A tal crítica não era indiferente o Arq. Ribeiro Teles de quem ouvi manifestações de desagrado sobre o crescimento de Concelhos como Oeiras. Oeiras hoje quase que perdeu perdeu a imagem rural e “não há cidade sem campo” (Ribeiro Teles).