Conversa desfiada com Virgílio Reis
Em mais uma «Conversa Desfiada» a Câmara Municipal de Oeiras, pela mão de Alexandra Fernandes, traz-nos mais uma interessante divulgação de uma realidade oeirense que urge preservar, tendo como convidado Virgílio Reis.
Fundador do Grupo de folclore – As lavadeiras da ribeira da Lage, em 1978, e posteriormente impulsionador da Associação Cultural da Lage, Virgílio Reis tem desenvolvido um valioso trabalho em prol da comunidade e da salvaguarda do património imaterial, constituído pela ancestral cultura popular saloia. Um trabalho de pesquisa, levantamento e recolha etnográfica, encontra-se patente no trabalho que o grupo exibe regularmente ao público. Lage com g ou com j? Se quer ficar a conhecer estas e outras histórias, siga mais este episódio.
19 Julho, 2024
Excelente entrevista Parabéns aos dois entrevistadores e em particular ao saber do entrevistado. A falta que faz neste território ouvir e responder melhor ainda a estes defensores do Património oeirense. Alguns investimentos na cultura, efémera no tempo, e menos investimento naquela que pode ser perene o que julgo acontecer em Oeiras. Oeiras parece esquecer a sua ancestralidade.