Três visitas a Exposições dedicadas aos associados da Espaço e Memória
Tome, por favor e no seu interesse, nota das datas das três exposições que lhe propomos, com datas exclusivas para os associados da Espaço e Memória.
– Dia 22 de Julho – 17 horas – no Forte de São Bruno de Caxias – Conforme o anúncio/convite do Centro Português de Actividades Subaquáticas (CPAS): «Gostaríamos de vos convidar para visitar a exposição “Imersão: Um Percurso Histórico”, presente no Forte de São Bruno, em Caxias.
Esta exposição, organizada pelo Centro Português de Actividades Subaquáticas a convite da Associação dos Amigos dos Castelos e da Câmara Municipal de Oeiras, apresenta ao público a história do nosso encontro com o fundo do mar. É uma proposta de visão interdisciplinar da velha relação do Homem com a Água, um esboço do potencial temático a explorar a partir das colecções museológicas do CPAS e também, uma homenagem a todos aqueles que não regressaram das suas imersões.

– Dia 26 de Julho – 15 horas – no Palácio do Egipto, em Oeiras – visita à exposição «Sentir a Revolução». Esta mostra leva os visitantes pelo ambiente e sons dos acontecimentos que conduziram Portugal ao 25 de Abril de 1974. «Desde a longa repressão do Estado Novo, à Primavera Marcelista, sobrevoando a guerra em África e apresentando as questões corporativas dos Oficiais Milicianos que serviram de gatilho à saída dos militares para a rua, alimentados pela vontade ‘de inventar um outro destino para Portugal’, como descrevia Eduardo Lourenço».

Também na parte final desta visita ocorrerá a apresentação do livro «Há Sempre Alguém Que Diz Não», com edição da Espaço e Memória e a presença de alguns dos protagonistas da luta dos estudantes do Ensino Secundário durante o Estado Novo, luta profusamente documentada nesta obra.

– Dia 08 de Agosto – 17 horas – Visita guiada à exposição «Luís Cristino da Silva – um percurso até Nova Oeiras», uma homenagem do município de Oeiras ao arquiteto Luís Cristino da Silva com exposição sobre a sua obra e que está patente no Círculo da Arquitetura, em Oeiras (no antigo Quartel dos Bombeiros de Oeiras, no centro histórico da vila).
A mostra apresenta uma seleção de projetos, maquetes e desenhos originais das várias fases do percurso profissional do arquiteto.

Todas estas iniciativas, com entrada livre, contam com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras.
Comentários recentes