Posted By on Set 25, 2025

Apresentação de obra póstuma de José Hipólito dos Santos «A Vida Faz-se de Acasos e Valores», na Casa da Malta, dia 27 de Setembro, às 16H00. 

EMACO


Apresentação de obra póstuma de José Hipólito dos Santos «A Vida Faz-se de Acasos e Valores», na Casa da Malta, dia 27 de Setembro, às 16H00. 

No próximo dia 27 de Setembro (sábado), às 16 horas, na Casa da Malta, integrada na programação de evocação dos 50 anos de Abril de 74, esta iniciativa conta com a presença de Irene Hipólito dos Santos, filha do autor, que reuniu e organizou os textos biográficos de um dos mais destacados militantes antifascistas portugueses, e de Margarida Magalhães Ramalho e Joaquim Boiça, em conversa partilhada. 

Breve registo biográfico:

José Hipólito dos Santos nasceu no Porto, em 1932. 

Economista, dirigente cooperativista, pertenceu ao MUD-Juvenil e colaborou na Seara Nova e nos Cadernos de Circunstância. Participou na Revolta da Sé e no Golpe de Beja, foi preso político do Estado Novo e exilado em Argel, membro do Comité de Acção da EPHE (Sorbonne) em Maio de 68 e dirigente do MAR, LUAR e PRP. Foi quadro superior da CUF; presidente do Ateneu Cooperativo e da Associação dos Inquilinos Lisbonenses; professor universitário em Paris -XIII, no ISE e no ISPA; perito das Nações Unidas; fundador da SEIES; membro da Alliance Pour Un Monde Responsable, Pluriel et Solidaire e da DRD-Démocratiser Radicalement la Démocratie e participante da Assembleia Mundial de Cidadãos. 

É autor de diversos livros, como Maneiras Cooperativas de Agir e Pensar (Edições Universitárias Lusófonas, Lisboa, 2009); Felizmente Houve a Luar (Âncora Editora, Lisboa, 2011); A Revolta de Beja (Âncora Editora, Lisboa, 2012) e Sem Mestres Nem Chefes (Letra Livre, Lisboa, 2014).

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.